Projeto promove oficinas culturais e de bem-estar, reunindo 15 participantes no município

Resgatar memórias, fortalecer vínculos e valorizar a trajetória de vida de quem já soma muitos anos de experiência. Esse é o objetivo da “Ciranda das Memórias Metropolitanas”, projeto que está sendo realizado em Mauá com a participação de 15 idosos.

A iniciativa consiste em oito encontros, que totalizam 32 horas de atividades, e é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Mauá, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e o Instituto Potencial – Projetos Sociais. O financiamento é do Fundo Estadual do Idoso.

O próximo encontro será nesta quinta-feira (04/09), a partir das 8h30, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Vila Bocaina. O endereço é Rua Alvares Machado, 18A, Vila Bocaina.

Durante as oficinas, os participantes vivenciam experiências de memória, arte e autoconhecimento, além de práticas corporais revitalizantes, encontros culturais e saraus. O ponto alto será a produção coletiva de um livro digital, reunindo histórias de vida contadas pelos próprios idosos, intitulado “Ciranda das Memórias Metropolitanas do Estado de São Paulo”.

De acordo com os organizadores, a proposta é registrar e preservar memórias pessoais, ao mesmo tempo em que promove bem-estar, socialização e valorização cultural da população idosa.