#Artigo: Por Mariana Mansur – Recebi uma promoção no trabalho, e agora? A imagem nas transições profissionais

Por Mariana Mansur

Você certamente já ouviu a máxima: “vista-se para o cargo que quer ocupar”. Mas a minha provocação, aqui, é outra: ao receber uma promoção no trabalho, que lugar sua imagem ocupa na sua nova lista de tarefas?

Quando se é promovido, dois encontros ocorrem: o primeiro, o fim de uma etapa, um objetivo alcançado; o segundo, e muitas vezes ignorado por tantos, um novo começo, uma nova fase. Outras responsabilidades virão, você será mais cobrado, estará mais em voga. Afinal, mesmo não declaradamente, todo mundo quer saber o porquê de você merecer tal promoção.

Além da sua entrega estar condizente ao novo cargo, sua imagem também precisa estar. E não estou falando, aqui, de fantasiar-se, ou trocar o guarda-roupa todo. Mas algumas combinações visuais emanam uma energia mais juvenil, o que em quase 100% dos casos não é algo a se buscar quando falamos de imagem no ambiente de trabalho.

Não se assuste! Há duas maneiras simples de avaliar seu visual ao escolher o que vestir para o trabalho, e que te ajudarão a ter uma imagem mais profissional. São elas:

1. Olhe para o espelho. Qual a formalidade de cada peça que compõe o seu visual? Exemplo: você está de tênis, calça jeans e camiseta, que são três peças informais. Procure trocar uma peça por outra mais formal, como: no lugar da camiseta, opte por uma camisa. Mesmo com a calça jeans e com o tênis, a mensagem que você transmitirá já será outra completamente diferente. Ou, então, no lugar da calça jeans, opte por uma calça com corte estilo alfaiataria, e você perceberá que a comunicação visual será outra, comparativamente ao visual inicial, com calça jeans, camiseta e tênis.

2. Olhe novamente para o espelho: qual a mensagem transmitida por cada peça que você está usando? Peças da mesma natureza transmitem mensagens diferentes, e eu te explico: um visual com uma calça jeans com muita informação, como lavagens diferentes (lavagem é o processo que muda a aparência do jeans, como a cor, por exemplo), um tênis esportivo e uma camiseta estampada transmite uma imagem mais casual (e, por vezes, menos profissional) do que uma produção com uma calça jeans escura, um tênis de uma linha casual e uma camiseta sem estampa.

E não se engane: essas trocas de peças não são superficiais. Uma pequena mudança transmite a mensagem de que você valoriza seu novo cargo, entende sua nova função e que está, com permissão do trocadilho, disposto a vestir a camisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *