Evento reuniu cerca de 200 pessoas no Território 3, bairro mais populoso da cidade, e reforçou a importância da detecção precoce do câncer de mama por meio de informação e relatos inspiradores

A Prefeitura de Mauá promoveu nesta segunda-feira (20) ação especial em alusão ao Outubro Rosa no auditório da Escola Municipal Professora Terezinha Leardini Branco, no Jardim Zaíra, bairro mais populoso da cidade. Organizada pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Zaíra 1, Zaíra 2, Zaíra 3, Macuco e pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Zaíra – unidades que integram o Território 3 da Secretaria Municipal de Saúde –, a atividade reuniu quase 200 pessoas entre pacientes, profissionais de saúde, alunos de medicina, convidados e autoridades locais.

A iniciativa teve como principal objetivo fortalecer o acesso das mulheres da região aos serviços de saúde, conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção ao câncer de mama. O evento contou com palestras, relatos emocionantes de superação e momentos de acolhimento e troca de experiências.

Vídeos com testemunhos de mulheres que venceram o câncer emocionaram o público. Os médicos da UBS Zaíra 2, Márcio Petenusso e Michelle Caroline, conduziram palestras com temas relevantes: ‘Câncer de mama: conhecer é prevenir’ e ‘Inteligência emocional’, respectivamente.

“Cada mulher que passa pela experiência do câncer sabe que coragem não é ausência de medo, e sim que é preciso seguir em frente mesmo sabendo da existência do medo. Que cada um de nós saia daqui hoje lembrando que cuidar de si é um ato de amor. Amor pela vida, por nós mesmos e por quem caminha ao nosso lado”, afirmou Petenusso.

Três mulheres em remissão da doença – Vanessa Segna Lopes Ribeiro, 41 anos, Tatiane Silva Siriani, 43, e Iracilda dos Santos, 75 – compartilharam seus relatos com o público, abordando o impacto do diagnóstico, as dificuldades do tratamento e a vitória sobre o câncer. As histórias tocaram os presentes.

Primeira-dama e secretária de Assistência Social, Fernanda Oliveira falou abertamente sobre sua própria experiência com o câncer. “Visto a camisa de campanhas voltadas à conscientização contra a doença porque vivi isso na pele. É uma experiência dolorosa, que faz toda a família adoecer, não apenas o paciente. Acredito na informação, que é poderosa e nos leva à prevenção, e em missão. Deus me deixou permanecer aqui para ajudar a mostrar que o câncer tem cura. Sou exemplo disso”, afirmou Fernanda, que foi escolhida como embaixadora do Outubro Rosa no Território 3 – ela já representa o Hospital Nardini na campanha.

O prefeito Marcelo Oliveira destacou a importância da mobilização. “A saúde da mulher é uma prioridade para nossa gestão, por isso estamos realizando diversos eventos para chamar a atenção da sociedade. Iniciativas como essa são fundamentais para levar informação, acolhimento e atendimento qualificado para as mulheres de Mauá. O Outubro Rosa nos lembra que a prevenção salva vidas, e estamos empenhados em garantir que todas tenham acesso aos serviços necessários para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado”, reforçou.

Além dos momentos de informação e sensibilização, o evento também contou com apresentações de música gospel, sorteios de brindes e um clima de união e solidariedade entre todos os participantes. Uma bicicleta foi sorteada ao final como símbolo de incentivo à participação e ao cuidado com a saúde. “Quero agradecer a toda a rede pelo engajamento nesta campanha. Acredito que a mobilização, que está sendo maior do que em outros anos, tenha de seguir mesmo após o fim de outubro”, afirmou Eliene de Paula Pinto, secretária municipal de saúde.