Por Mariana Mansur

 

Imagine uma empresa. Agora, imagine-se parte de uma equipe dentro dessa empresa. Essa equipe, da qual você faz parte, possui um líder, um gestor ou uma gestora. A minha pergunta é: como você imagina essa pessoa vestida?

Eu não te conheço, mas tenho quase certeza de que você imaginou essa pessoa com uma roupa que transmita credibilidade. E esse é exatamente o ponto deste meu artigo: o líder é uma referência visual.

Espera-se que o líder, além de ser um profissional capacitado para tal função, transmita credibilidade através da imagem. Uma pessoa em uma posição de gestão é vista como alguém que personifica os valores da empresa, tanto intelectualmente quanto visualmente.

Além disso, o líder é visto como espelho para a equipe. Um líder desleixado ou que não tenha em suas prioridades a sua imagem pode ocasionar um efeito dominó na equipe, com os membros mimetizando seu comportamento e seu visual. E mesmo uma pessoa deste time que costuma se arrumar, poderá se sentir impelida a não manter mais esse hábito, por acreditar destoar muito da equipe, uma vez que “nem o próprio gestor se apresenta adequadamente”.

O líder também é referência dentro da empresa como um todo: ele atrai olhos para a equipe também através da própria imagem, seja ela positiva ou não, e não apenas dos seus resultados profissionais.

Mas não se engane: não basta apenas estar “bem-arrumado”. Este é um adjetivo muito relativo; o meu “estar arrumado” pode não ser o seu. Por isso, é importante que o líder pense no seu visual em termos de adequação ao ambiente e à cadeira que ocupa. Em uma empresa com nível de formalidade alto, camisa, jeans e tênis não são a melhor combinação para um líder. E o contrário também é verdadeiro: uma empresa mais informal em termos de vestimentas não tem espaço para um líder que vai de terno e gravata.

Ser líder é ser avaliado o tempo todo por todos e em todos os aspectos, especialmente no aspecto visual. Nem todos os funcionários de uma empresa sabem o que o líder de cada equipe entrega, mas a leitura visual independe dessa informação. E ter consciência desse palco que o líder ocupa perante os demais é fundamental para entender a atenção que a imagem merece.

Ao ocupar um cargo de liderança, espera-se gestão de equipe e resultados tangíveis, mas também que esta pessoa seja referência de imagem e comportamento. Um líder influencia tanto no desempenho quanto na imagem da equipe. Não se engane: não existe liderança sem estética.