São Bernardo recebe ação do Coren-SP voltada à valorização e orientação da enfermagem


Palestra realizada no Hospital de Urgência reforçou a importância dos registros de enfermagem, da ética profissional e da segurança jurídica na prática assistencial

28 de Jan de 2026 Juliano Mendonça

Palestra realizada no Hospital de Urgência reforçou a importância dos registros de enfermagem, da ética profissional e da segurança jurídica na prática assistencial

O Hospital de Urgência de São Bernardo recebeu na última semana representantes do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) para a realização de uma ação educativa voltada à orientação e valorização dos profissionais de enfermagem que atuam na rede municipal de saúde. A palestra reuniu mais de 60 colaboradores da unidade, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

A iniciativa reforça o compromisso do município com a qualificação contínua e o reconhecimento da enfermagem como pilar fundamental da assistência em saúde. O evento foi conduzido pelo primeiro secretário do Coren-SP e coordenador da Comissão de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra os Profissionais de Enfermagem do Estado de São Paulo, Wagner Batista, a convite do gerente de Enfermagem do Complexo de Saúde de São Bernardo, Carlos Antônio.

O Coren é a autarquia responsável por fiscalizar e disciplinar o exercício profissional da enfermagem. O Conselho tem como visão ser referência em fiscalização profissional e na valorização da categoria, contribuindo diretamente para a segurança da assistência prestada à população.

Coren-SP realiza palestra no Hospital de Urgência de São Bernardo sobre registros de enfermagem, ética profissional e segurança jurídica.

Foto: Divulgação

IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS – Com o tema “Registros de Enfermagem versus Judicialização do Prontuário”, a palestra registrou como foco conscientizar os profissionais sobre a importância dos registros de enfermagem como instrumento essencial para a continuidade do cuidado, qualidade assistencial e segurança jurídica do trabalhador.

“Nosso objetivo é promover conscientização, ética e segurança para a prática assistencial”, destacou o primeiro secretário do Coren-SP e coordenador da Comissão de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra os Profissionais de Enfermagem do Estado de São Paulo, Wagner Batista.

Durante o encontro, também foi ressaltado o papel de São Bernardo como um município que investe na qualificação de seus profissionais e na aproximação com entidades representativas, fortalecendo políticas públicas voltadas à saúde e à valorização dos trabalhadores do setor.

A programação contou ainda com a participação do gerente de Processos Éticos do Coren-SP, Leandro Lannis de Moraes, que abordou os registros de enfermagem e a judicialização dos prontuários, e do assessor especial da Presidência do Coren-SP para a Instrução Processual, Maurício César de Paula Marcial, responsável por apresentar a estrutura e o funcionamento das plenárias do Conselho.

Para o gerente de Enfermagem do Complexo, a realização do evento reforça o cuidado com quem cuida. “A enfermagem representa uma parcela expressiva da nossa força de trabalho, e a aproximação com o Coren-SP é fundamental para manter os profissionais atualizados, seguros e alinhados às legislações, garantindo qualidade e responsabilidade na assistência prestada à população”, afirmou Carlos Antônio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *