Estudantes aprovados em dezembro terão primeira experiência a partir desta segunda-feira e vão conhecer espaço na Rua Marechal Deodoro, onde farão as aulas presenciais; Aula Magna será realizada dia 23, no Cenforpe
Com ampliação das ações e estruturas, a Faculdade Municipal São Bernardo passará a receber, além dos 200 alunos que já cursam o programa da Prefeitura desde o início do segundo semestre de 2025, 200 novos aprovados no vestibular de dezembro, que darão mais um passo nesta segunda-feira (9/2) no caminho traçado para realizar o sonho de buscar um diploma do Ensino Superior. Os estudantes terão primeira experiência no espaço da Rua Marechal Deodoro, 1.058, Centro. Os alunos vão conhecer a estrutura preparada para as aulas presenciais, professores, coordenador e detalhes dos quatro cursos gratuitos oferecidos pela instituição, em parceria com a Universidade São Judas, responsável pela gestão pedagógica: Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão Ambiental e Marketing Digital, cada um com 50 universitários.
Além do primeiro contato com os futuros docentes e com os espaços nos quais vão acompanhar as aulas presenciais, os estudantes vão receber a camiseta da faculdade, material e regulamento da São Judas. Para facilitar a integração entre os futuros alunos, professores e direção da instituição, a coordenação estabeleceu horários para cada um dos cursos: às 19h serão recebidos os de Gestão Ambiental, às 19h30 os de Gestão Financeira, às 20h os de Gestão Pública e, às 20h30, os de Marketing Digital.
As atividades presenciais na sede da Faculdade Municipal ocorrem a partir do dia 24 de fevereiro. Um dia antes, porém, no dia 23, estudantes e familiares participarão da Aula Magna, no Cenforpe. “Graças à decisão do prefeito Marcelo Lima de criar a nossa Faculdade Municipal já temos 400 pessoas vivendo essa realidade, e sem pagar nada. E o prefeito a cada dia trabalha para dar mais condições aos universitários, tanto que, em breve, teremos uma copa, refeitório, bibliotecas online e física, aqui na nossa sede. O importante é que se sintam acolhidos e possam se dedicar aos estudos, para que possam conquistar o tão sonhado diploma, progredir e prosperar”, pontuou o secretário executivo de Programas Governamentais de São Bernardo e um dos responsáveis pela implantação da faculdade, Hiroyuki Minami.
O prefeito Marcelo Lima tem acompanhado de perto a reforma e adequação dos três andares superiores do edifício que abriga a faculdade, que estava abandonado há anos e exigiu revitalização completa para receber os alunos com conforto e completamente estruturado – neste sábado (7/2), inclusive, o chefe do Executivo, ao lado da equipe da Secretaria de Educação e de Minami, visitou o local para verificar o avanço da etapa final das intervenções. “A cada vez que venho aqui é motivo de muita emoção, porque vemos realizado um dos grandes sonhos da população, e constava no nosso Plano de Governo, que era Ensino Superior gratuito para quem sonha e não pode pagar. Educação é a base para transformar vidas. E o nossa gestão tem como missão fazer de São Bernardo uma cidade melhor e dar oportunidade a todos.”
AMPLIAÇÃO – A partir deste primeiro semestre de 2026, quatro salas vão abrigar as aulas presenciais, uma das quais com 20 computadores. Os equipamentos poderão ser usados pelos estudantes para pesquisas acadêmicas e acesso à plataforma (Ulife) para realização de atividades, às quartas-feiras, conforme horário de funcionamento, e como polo de apoio de acordo com a necessidade dos alunos. Nos outros dias da semana, os espaços serão ocupados pelos estudantes, conforme divisão por cursos definida pela coordenação pedagógica, em parceria com a direção da instituição municipal.
07 de Fev de 2026 Wilson Moço PMSBC
