Estância avança na etapa de acabamento da unidade. Com o novo espaço, município conclui a transferência dos três equipamentos de saúde mental para sedes próprias
As obras de adequação do antigo prédio da USF Centro seguem em ritmo acelerado. O local passará a abrigar a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), que será inaugurada no dia 27 de fevereiro (sexta-feira). A unidade está localizada na Rua Virgílio Gola, 24, ao lado da Câmara Municipal, e marca a conclusão da transferência dos três equipamentos de saúde mental do município para prédios próprios.
O espaço passa por ampla reestruturação para receber o novo equipamento e já entrou na fase de acabamentos, como pintura. Entre as melhorias realizadas estão a troca do telhado, a criação de novas vagas de estacionamento e intervenções estruturais internas, incluindo a readequação do acesso para garantir maior acessibilidade aos usuários.
A nova unidade contará com salas para oficinas de culinária e artes manuais, consultórios, espaços para atendimento multiprofissional, entre outras melhorias, ampliando a qualidade do cuidado oferecido à população.
“Foi um compromisso da gestão do prefeito Guto Volpi reduzir os custos da folha, eliminando os aluguéis da rede de saúde. Com isso, estamos trabalhando na adequação de novos espaços e atendendo a demandas antigas dos usuários da saúde mental, que agora passam a contar com as três unidades em sede própria. Os recursos antes utilizados com aluguéis poderão ser revertidos em novos investimentos para fortalecer a saúde do município”, destacou o secretário de Saúde, Clovis Volpi.
Novos prédios – O CAPS Adulto II passou a funcionar em sede própria, encerrando o uso de imóvel alugado e garantindo economia anual de R$ 137 mil aos cofres públicos. O equipamento realiza entre 2 mil e 3,5 mil atendimentos por mês e acompanha cerca de 500 pacientes de forma regular. A nova estrutura conta com três consultórios, seis salas de oficinas terapêuticas, sala de observação, enfermagem, farmácia, acessibilidade total e ambientes amplos e seguros, proporcionando acolhimento, humanização e melhores condições de atendimento.
Além do CAPS Adulto, a unidade infantojuvenil também deixou o imóvel alugado e passou a funcionar no antigo complexo odontológico, que foi reestruturado para abrigar o Centro de Especialidades Odontológicas.



Texto: Ghretta Pasuld Fotos: Rafa Costa (PMETRP)
