Após denúncia, GCM de São Bernardo embarga construção por movimentação irregular de terra no Montanhão

Obra foi paralisada e responsável terá 48 horas para retirar entulho e aguardar autorização da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico

 Uma denúncia de movimentação de terra irregular mobilizou equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo na tarde de sexta-feira (20/2), na Rua da Educação, no bairro Montanhão. No local, os guardas identificaram preparo de terreno para futura construção e acúmulo de sacos com terra e entulho retirados da área, atividade que exige autorização prévia.

A denúncia foi recebida pelo CCO (Centro de Controle Operacional), que acionou a equipe territorial responsável pela área. Após verificar a movimentação de terra no endereço, o supervisor solicitou o apoio da equipe Ambiental para avaliação técnica.

Com a chegada da viatura Ambiental, foi lavrado Auto de Inspeção Ambiental e registrada a intervenção no terreno. Embora o local não esteja em área de manancial, a movimentação exigia autorização prévia.

Como medida imediata, a construção foi embargada. O responsável foi orientado a retirar a sujeira e os sacos com terra no prazo de 48 horas. A continuidade da obra dependerá de autorização da SOPE (Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico).

O inspetor da GCM, Carlos Cesar, responsável pela região do Montanhão, destacou a importância da fiscalização preventiva. “Nosso papel é agir sempre que houver denúncia e garantir que qualquer intervenção no território siga as regras do município. Quando identificamos movimentação sem a devida autorização, a medida correta é interromper a atividade e orientar o responsável. Isso evita problemas maiores e assegura que a obra seja regularizada da forma adequada”, afirmou.

DENUNCIE – A GCM reforça que denúncias da população são fundamentais para o trabalho de fiscalização. Situações suspeitas de irregularidade podem ser comunicadas pelo telefone 153, que funciona 24 horas. O apoio dos moradores permite que as equipes atuem com rapidez e garantam que intervenções e obras ocorram dentro das normas estabelecidas pelo município.

22 de Fev de 2026 | Texto: Luciana Almeida | Foto: Divulgação / PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *