Cerimônia reforça o compromisso institucional com a ética profissional, a segurança do paciente e a valorização da enfermagem
O Hospital de Clínicas de São Bernardo realizou, nesta sexta-feira (30), a solenidade de posse da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE), em um ato institucional que reafirma o compromisso da unidade com a qualidade da assistência, a segurança do paciente e o fortalecimento da prática ética na enfermagem. A comissão foi oficialmente empossada pelo Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo).
A Comissão de Ética de Enfermagem do HC é composta por 20 profissionais, sendo 11 membros efetivos (seis enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem) e nove membros suplentes, entre eles quatro enfermeiros e cinco técnicos. O mandato tem início em 30 de janeiro de 2026 e segue até 29 de janeiro de 2029, garantindo representatividade e continuidade às ações voltadas à ética profissional.
A cerimônia contou com a presença de representantes do Coren-SP, gestores do Complexo de Saúde de São Bernardo, lideranças da enfermagem e colaboradores da instituição. Na ocasião, o Coren-SP realizou a entrega de um kit institucional contendo o Código de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, além de materiais informativos e a legislação que rege o exercício profissional.
SEGURANÇA – Durante o evento, o conselheiro do Coren-SP, Kenny Paolo Ramponi, destacou a importância da Comissão de Ética de Enfermagem no contexto hospitalar. Segundo ele, a atuação da comissão soma-se às responsabilidades do Conselho Regional de Enfermagem, contribuindo tanto para a qualidade da assistência quanto para a defesa da sociedade.
“Ter uma comissão de ética de enfermagem instaurada e consolidada, como é o caso aqui de São Bernardo, demonstra uma atuação efetiva. Isso garante qualidade assistencial, segurança ao profissional de enfermagem e também ao paciente que busca atendimento nesta instituição”, afirmou.
O conselheiro também ressaltou a atuação diferenciada do Hospital de Clínicas no apoio aos profissionais e na oferta de estrutura adequada para o exercício da enfermagem, destacando a unidade como referência e modelo a ser replicado em outras instituições do Estado e do país.
Empossada como presidente da Comissão, a enfermeira Juliana Pereira Antônio Massini destacou o compromisso do colegiado com uma atuação ética e responsável. “O que eu espero é que todos os profissionais da categoria façam um mandato longe da negligência, da imperícia e da imprudência, sendo um braço de apoio ao Coren”, afirmou. Sobre o impacto na assistência, reforçou: “Com certeza, o principal objetivo é garantir a segurança do nosso paciente”.
QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA – O diretor técnico do Hospital de Clínicas, Dr. André Sementilli, ressaltou que a Comissão de Ética de Enfermagem contribui diretamente para a qualidade da assistência prestada. Segundo ele, em uma instituição do porte e da relevância do HC, a atuação de uma comissão estruturada reforça o cumprimento das legislações e normativas profissionais, além de estimular práticas éticas e responsáveis, em parceria com o Coren-SP.
A gerente de enfermagem do Hospital de Clínicas, enfermeira Cristiane Martins, manifestou satisfação com a posse dos novos membros e agradeceu ao time de enfermagem pelo engajamento e dedicação. Ela destacou o caráter educativo da Comissão de Ética, que atua na orientação, no diálogo e no estímulo à reflexão ética no exercício profissional.
Já o gerente de enfermagem do CSSBC, enfermeiro Carlos Antonio dos Santos, ressaltou que a posse da Comissão reafirma o compromisso institucional com a ética e o fortalecimento da enfermagem. “A posse da Comissão de Ética do HC reforça ainda mais o compromisso da gestão com a ética, atrelada ao maior conselho de classe da América Latina”, afirmou. Segundo ele, a atuação ética contribui diretamente para a segurança dos profissionais e dos pacientes, além de auxiliar na redução de riscos assistenciais.
A solenidade representa mais um avanço no fortalecimento da governança ética do Hospital de Clínicas de São Bernardo, consolidando a enfermagem como protagonista na construção de uma assistência cada vez mais segura, qualificada e alinhada às normativas profissionais e institucionais.
31 de Jan de 2026 Texto: Aline Melo e Juliano Mendonça | Foto: Divulgação / PMSBC
