Fernando Ripoli e Sheila Alves Ripoli participaram dos cursos estaduais de Técnicos e de Instrutores e Mestres-Examinadores promovidos pela Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo, no CTE Mario Chekin, em São Caetano do Sul
Os atletas e mestres de Taekwondo Fernando Ripoli (4º DAN) e Sheila Alves Ripoli (2º DAN), de Ribeirão Pires, concluíram no último fim de semana, dias 7 e 8 de fevereiro, o HTTESP (Curso Estadual de Técnicos de 2026) e o CEIME (Curso Estadual de Instrutores e Mestres-Examinadores) de 2026, promovidos pela Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo (FETESP), entidade oficialmente vinculada à Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A capacitação reuniu grandes nomes do Taekwondo nacional e internacional no Centro de Treinamento Esportivo Mario Chekin, considerado o maior dojang da América Latina, e abordou temas estratégicos voltados ao alto rendimento, formação técnica e atualização internacional do Poomsae.
O primeiro dia do Curso Estadual de Técnico de 2026 foi realizado no sábado (7) no CTE Mario Chekin, em São Caetano do Sul. A programação contou com palestras voltadas ao cenário olímpico e ao desenvolvimento do Taekwondo de rendimento. Entre os destaques esteve o coordenador da seleção brasileira de Taekwondo, grão-mestre Rodney Saraiva, que abordou o tema “Periodização e as Fases do Treino no Alto Rendimento do Taekwondo”.
Na sequência, o professor Diego Ribeiro, eleito Melhor Técnico Brasil Olímpico pelo COB em 2025, e treinador do atleta Henrique Marques na primeira medalha de ouro do Brasil no Campeonato Mundial de Taekwondo, ministrou palestra sobre “Metodologia de Treino”. Também participou como palestrante o mestre Carlos Negrão, que representou o Brasil como técnico da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e Pequim 2008.
No domingo (8), as atividades tiveram início com a abertura oficial conduzida pelo presidente da FETESP, grão-mestre Yeo Jun Kim. A programação incluiu palestra do médico Dr. Waldir Oliveira sobre “O aparelho locomotor no Taekwondo, prevenção e tratamento de urgência”, além de orientações sobre “Primeiros Socorros”, ministradas pelo tenente Rossandro Marcondes.
Ainda no segundo dia, os participantes contaram com a presença dos grão-mestres Fabiano Morciani e Yeoncheol Lim (Kukkiwon, Coreia do Sul), além do mestre Marcelo Yamashita, que conduziram palestras e atualizações sobre as Técnicas Internacionais de Poomsae da World Taekwondo (WT), reforçando a importância da padronização técnica alinhada aos critérios internacionais.
Para o mestre Fernando Ripoli, a participação oficial no cenário olímpico estadual representa um marco na trajetória profissional. “Participar oficialmente do cenário olímpico e oficial do Taekwondo no Estado de São Paulo pela FETESP e CBTKD é um divisor de águas na minha vivência e carreira como atleta e mestre. Estamos apenas iniciando, e muitas coisas boas virão para todos os atletas e praticantes de Taekwondo de Ribeirão Pires que estejam ligados oficialmente à FETESP”, destacou.
A professora Sheila Alves Ripoli também ressaltou o impacto da formação. “A capacitação que recebemos é um diferencial para quem treinar conosco. Estamos abertos para implantar nosso modelo olímpico de Taekwondo nas escolas particulares, municipais, estaduais e também em empresas. Prezamos pela disciplina, comprometimento, respeito, excelência e pela formação de pessoas mais justas para a sociedade”, afirmou.


Texto: Ryan Hanada | Foto: Arquivo Pessoal
