Prefeito de Mauá participou nesta segunda-feira do programa ABC em OFF Entrevista
O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, afirmou nesta segunda-feira (18), durante entrevista ao ABC em Off, que a Casa de Cursos representa a concretização de um sonho antigo. O espaço, que integra o programa Qualifica Mauá, já é referência na cidade e tem contribuído diretamente para transformar vidas e ampliar as oportunidades de emprego e renda.
“Eu e a Fernanda, minha esposa, sempre sonhamos em oferecer às pessoas um caminho de formação, principalmente para quem não teve muitas oportunidades. Depois da pandemia, quando todo nosso esforço era salvar vidas, definimos como uma das prioridades investir na capacitação da nossa população. Hoje, esse sonho se tornou realidade: temos uma Casa de Cursos funcionando a todo vapor, oferecendo diversas possibilidades de crescimento”, afirmou Marcelo Oliveira.
O prefeito ressaltou ainda a importância da iniciativa para atender às demandas do mercado.
“As empresas precisam de profissionais técnicos, mas muitas vagas não são preenchidas por falta de qualificação. Estamos trabalhando para suprir essa necessidade e gerar cada vez mais empregos para a nossa população”, explicou.
Além do preparo para o mercado formal, a Casa de Cursos também apoia o empreendedorismo local.
“Sabemos que, mesmo com um curso técnico, nem sempre a inserção no mercado acontece de imediato. Por isso, a Casa de Cursos também oferece suporte para que o aluno encontre no empreendedorismo uma alternativa de futuro”, acrescentou o prefeito.
Desde 2021, o programa Qualifica Mauá já formou mais de 4.500 pessoas em mais de 40 cursos. Inicialmente, as capacitações aconteciam apenas na sede da Secretaria de Trabalho, Renda e Empreendedorismo. Com a criação da Casa de Cursos, a cidade ampliou a oferta de vagas e potencializou o impacto da formação profissional. Além disso, Mauá também conta com a Casa da Economia Solidária, que disponibiliza oficinas e cursos voltados ao cooperativismo e à geração de renda.
Nesse mesmo período, a cidade ampliou em 62% o número de Micro Empreendedores Individuais (MEI), passando de 22.862 para 37.045 empreendedores cadastrados.
