Todo mundo deseja uma vida confortável, tanto para si mesmo quanto para seus familiares. Aqui, não se trata de níveis de ambição – que variam de pessoa para pessoa -, mas sim de viver bem, alimentar-se bem, poder desfrutar de momentos de lazer e ter a possibilidade de comprar bens materiais.

É comum que, para isso, recorramos a investir em nossas carreiras: cursos técnicos, faculdades, MBAs, especializações e muitas outras qualificações profissionais. Porém, há algo importante que muitos ignoram: a imagem pessoal.

Há quem diga que a imagem não importa, que apenas as competências intelectuais são suficientes. Mas a imagem comunica antes mesmo de você provar suas capacidades, e vende suas ideias antes sequer de você formar uma frase.

Não falo apenas de estar bem-vestido, mas de estar coerente com a cultura da empresa. Explico melhor: um escritório de advocacia precisa transmitir, através de seus colaboradores, ordem, firmeza, autoridade e até mesmo um pouco de distanciamento. Para isso, são usadas linhas retas, cores escuras, poucas estampas e tecidos planos. Já profissionais que lidam com crianças, por exemplo em uma escola infantil, podem usarlinhas mais curvas, cores mais claras, estampas mais arredondadas e tecidos mais fluidos. Percebe como apenas “estar arrumado” não é suficiente?

Comunicar-se bem através da imagem não é sorte, é estratégia. Quando falamos de comunicação não verbal, precisamos levar em conta três grupos de elementos que compõem as roupas e acessórios: 1. Cores e estampas; 2. Linhas e formas; e 3. Texturas(tecidos e materiais).

Peças com cores quentes (como amarelo e laranja) e muito estampadas tendem a comunicar menor formalidade, maior proximidade e descontração, enquanto cores frias (como cinza e azul) e peças sem estampas transmitem maior formalidade e distanciamento. As linhas e formas mais arredondadas passam uma imagem mais flexível, enquanto as retas e geométricas transmitem mais sobriedade e rigidez. Peçascom tecidos e materiais planos, estruturados e rígidos, transmitem maior formalidade do que peças com texturas maleáveis, fluidas e leves.

A verdadeira arte de se vestir para o trabalho advém de saber equilibrar esses elementos. É possível usar uma cor quente, mas ainda passar a credibilidade esperada para um ambiente mais formal, usando linhas retas e com a escolha correta dos tecidos. Em contrapartida, pode-se usar cores mais escuras sem transmitir muito distanciamento, através da escolha das texturas. Os elementos do estilo podem e precisam ser equilibrados.

Quando falamos em comunicação através da imagem, precisamos entender que uma blusa branca de algodão, uma blusa branca de seda, uma blusa branca de viscose e uma blusa branca de linho transmitem quatro mensagens diferentes.

Não existe certo e errado na comunicação visual: existe alinhamento visual ao que você quer transmitir. E você, está transmitindo a mensagem correta ou está apenas indo bem-vestido trabalhar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *